Flávià

16 de dez de 2020

Como se manter mais organizada quando você trabalha em casa

Atualizado: mar 15

Alguém mais acha difícil manter tudo organizado enquanto dirige um negócio em casa ? Antes de começar a dirigir meu negócio de e-commerce em casa, trabalhei para uma clínica oftalmológica e saia de casa todos os dias às 6:00 da manhã e não voltava antes das 23h, porque ainda ia para faculdade a noite. Em casa, só tive que manter minha vida pessoal organizada, o que ainda era um desafio, mas não é nada comparado a manter sua vida profissional e doméstica organizadas quando você trabalha em casa.

O estilo e a capacidade de organização de cada uma é diferente, portanto, uma abordagem de organização única não funciona. No entanto, essas dicas e recursos vai ajudar muito nas coisas que você precisa considerar para se manter organizada quando trabalhar em casa. Elas me ajudaram muuuuito!

Organizando Seu Tempo

Tempo é a única coisa de que não temos muito, por isso devemos aproveitar ao máximo o que temos todos os dias. Trabalhar em casa significa que você recupera algum tempo que foi perdido indo para o escritório, fazendo ligações de compra e vendas e viajando. Mas é preciso um planejamento cuidadoso para que você não perca o tempo que economizou em outra área improdutiva.

Gestão Eficaz do Tempo

O gerenciamento eficaz do tempo começa com a criação de algumas regras básicas para sua família e para você mesma. Uma dessas regras deve ser definir o seu horário de trabalho com antecedência.

Muitas pessoas vão pregar que você deve tratar seu negócio baseado em casa da mesma forma que trataria seu trabalho na empresa corporativa, mas acho isso irreal. Afinal, uma das vantagens de trabalhar em casa é que agora você tem liberdade para trabalhar quando quiser.

Eu acredito que se você quer trabalhar de manhã e depois tirar a tarde para fazer compras, jogar com seus filhos ou almoçar com sua mãe, então você absolutamente deveria fazer isso.

Basta definir algumas horas de trabalho principais para você mesma para ter certeza de que está concluindo suas tarefas de trabalho e que está levando seu negócio adiante. Você pode definir seu horário de funcionamento para 8h-13h e 19h-22h, por exemplo.

Para controlar seu tempo, tente usar TSheets. TSheets é um aplicativo de quadro de horários que permite controlar o tempo e o tempo dos funcionários por tarefa ou projeto. O TSheets é perfeito para quem tem vários clientes e o aplicativo ajuda a rastrear quantas horas você trabalhou em cada projeto (muito importante na hora de enviar uma fatura e analisar as taxas).

Custo: versão gratuita e paga.

Agendar tudo

Eu não sei sobre você, mas para mim se não está programado não está acontecendo. Eu uso o Google Agenda para coisas de família e para compartilhar meus compromissos com meu marido, mas para o trabalho eu uso o Calendly. Lembre-se de que o objetivo é manter o trabalho e a família separados e organizados o máximo possível. Se você usar o mesmo calendário para tudo, as coisas podem ficar complicadas. O Calendly permite que você agende suas reuniões e compromissos e, melhor ainda, você também pode usá-lo em seu blog ou site para que seus clientes possam agendar reuniões com você. Com o Calendly, você define sua janela de compromisso e, em seguida, seus clientes ou leads agendam o tempo em blocos de 15 minutos a uma hora.

Custo: básico se gratuito / 8 $ 12 meses

Organizando Seus Espaços

Quando sua vida profissional e pessoal ocorrem no mesmo local, você precisa ter o cuidado de organizar esse espaço físico de uma forma que seja favorável à produtividade para ambas as partes de sua vida. Meu escritório ficava dentro do meu quarto, e todas as outras coisas ficavam na metade da nossa sala de estar. Eu lembro de ficar vendo lindos espaços de escritório no Pinterest e sonhava em um dia ter um belo escritório só pra mim, mas até eu poder alugar meu espaço de hoje, eu tinha uma mesa de canto, meu telefone celular, um laptop e um arquivo. Embora não fosse perfeito, era grata por ter um espaço de trabalho separado, para trabalhar para mim mesma. Eu sei que nem todo mundo tem essa sorte, então aqui estão algumas dicas para organizar seus espaços de trabalho quando você trabalha em casa.

Espaços de Trabalho

Um espaço de trabalho dedicado é essencial para quem trabalha em casa. O ideal é que seu escritório em casa seja uma sala (com uma porta) que não seja usada para nenhuma outra finalidade. Se você não tem esse tipo de espaço, tente fazer um escritório portátil.

Você pode usar esta mesa com rodízios para hospedar seu laptop, agendas e arquivos de projeto e, em seguida, armazená-los em um canto quando não estiver usando.

Seja qual for a área que você escolher para seu escritório, você precisa, no mínimo, de uma mesa, cadeira, computador e algumas prateleiras ou outro espaço de armazenamento. Reserve um tempo para torná-lo um espaço convidativo, decorando-o com fotos ou lembranças, como se fosse uma estação de um escritório. Você deve gostar de estar neste espaço.

Seu Computador de Trabalho

Você pode ficar tentado a usar o mesmo computador tanto para o trabalho quanto para o uso pessoal. Fiz a mesma coisa durante anos. E, de fato, assim como muitas de nós não temos salas extras que possam ser usadas exclusivamente como escritórios domésticos, não podemos necessariamente ter recursos para equipamentos de informática extras. No entanto, se possível, tente obter um computador extra apenas para uso pessoal e familiar. O pior para acontecer é você pegar um vírus no seu computador de algum site de férias que você visitou ou ao tentar baixar uma nova receita. Certifique-se de que sua família saiba qual computador é adequado para todos, qual é o seu computador de trabalho. Ajude a todos a respeitar seu espaço de trabalho e seu horário de trabalho e seu negócio ficará muito mais organizado quando você trabalhar em casa.

Esta é uma ótima opção de computador extra para o trabalho ou para a família:

Agora que você já sabe como se organizar para trabalhar em casa, me conta nos comentários, quais serão seus planos.

Abraços!

Flávia


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