Como Encontrar Seu Nicho Único


Empreendedora anotando ideias para seu nicho exclusivo
Aprenda a definir o seu nicho exclusivo

No Metas e Glamour, ouvi muitas mulheres ambiciosas que querem saber como ganhar mais dinheiro, aumentar sua presença no Instagram e viver uma vida pela qual estão absolutamente apaixonadas.


Ultimamente, recebi muitas perguntas de mulheres querendo saber mais sobre como encontrar seu nicho ideal.


Portanto, estou dando a você uma pequena amostra de toda minha pesquisa sobre o assunto, para que você possa começar a aplicar essas coisas ao seu negócio e encontrar seu nicho exclusivo também.



Seu mercado vs. seu nicho


Antes de mergulharmos em seu nicho, precisamos esclarecer algo: há uma diferença entre sua “mercado” e seu “nicho”.


Seu setor é o campo em que você está. Você pode estar em preparação física, marketing ou vendas online. Muitas pessoas param por aí e presumem que seu setor é seu nicho. Você ouvirá as pessoas dizerem coisas como "Sou um especialista em marketing". Isso pode ser verdade, mas esse é o tipo de trabalho que você faz, não a sua especialidade.


Neste artigo, vamos realmente mergulhar em como ir além do seu setor e levar a sério a descoberta do seu nicho, para que você possa começar a ocupar com segurança seu canto exclusivo do mercado.



Três etapas para encontrar o seu nicho


Quando você está tentando encontrar o seu nicho, o melhor lugar para começar é identificando essas três coisas: a pessoa que você ajuda, o problema que você resolve e a promessa que você faz.


Aqui está o que quero dizer ...



1 - A pessoa que você ajuda


A pessoa que você ajuda é seu cliente ideal. Você pode ajudar mães que trabalham, profissionais de marketing ou até mesmo estudantes universitários.


Sempre que você identificar a pessoa que está ajudando, tente ir um pouco mais fundo. Você ajuda estudantes universitários ou estudantes universitários que estão procurando um estágio de verão? Quanto mais específica você puder ser, mais perto estará de encontrar seu nicho.



2 - O problema que você resolve


O problema que você resolve é o que ajuda seu cliente ideal a superar. Você pode ajudar os líderes empresariais a superar a síndrome do impostor ou os jovens líderes a se sentirem confiantes no trabalho.


O que quer que você faça - você quer ter certeza de vinculá-lo a um problema real que seu cliente ideal está enfrentando. Pergunte a si mesma: “Por que meu cliente ideal precisa do meu produto ou serviço?” e parta desse principio.



3 - A promessa que você faz


Esta é a parte de resultados do seu nicho. Que tipo de sucesso você promete que seu cliente terá depois de fazer negócios com você?


Seu cliente aumentará o salário? Sente-se com mais energia no trabalho? Atingiu suas metas de receita para o trimestre?


Seja o que for que você prometa, certifique-se de pintar um quadro do sucesso do seu cliente para que ele possa realmente se imaginar fazendo negócios com você e tendo ótimos resultados.


 

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Então, qual é o seu nicho?


Ao combinar sua pessoa, problema e promessa, você terminará com um nicho muito específico e, finalmente, entenderá qual canto do mercado você ocupa.


Se parece com isso:

  • Eu ajudo estudantes universitários que estão procurando sua primeira entrevista de estágio com confiança para que possam conseguir o emprego dos sonhos.

  • Eu ajudo as mães que ficam em casa a se livrar de toda a desordem para que possam passar mais tempo com seus filhos.


Experimente você mesma e me conta nos comentários o que você descobriu!


Abraços!

Flávia


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