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6 dicas para você organizar o seu tempo



Quantas vezes você já terminou sua semana com aquela sensação de não ter conseguido resolver suas tarefas o quanto você gostaria ou quanto esperava? Hoje você vai aprender como organizar o seu tempo e não ficar mais perdida com tanta coisa para fazer.

Não é fácil planejar porque requer esforço e investimento do nosso tempo.

A mulher moderna precisou aprender como conciliar papéis sociais diversos - profissional, familiar, doméstico - e a capacidade de exercer múltiplas tarefas. Até nos orgulhamos disso tudo, mas vamos combinar: um pouco de organização só pode ajudar.


Aí entra aquela palavrinha mágica: PRIORIDADE.

É ela que vai nos mostrar o que REALMENTE queremos, não o que achamos que queremos. Se você de verdade quiser organizar sua semana, sua rotina, seus horários, você vai encontrar o dia certo, a hora certa para sentar e começar.

Você até deixará de dormir um pouco mais, ou deixará de assistir aquele programa de sempre, mas terá prazer em saber que está investindo tempo em coisas mais importantes. Você vai definitivamente organizar o seu tempo.


1. Verifique seus e-mails, mas só leia o que é importante


Se você começou a fazer uma tarefa, termine-a antes de ver um email ou checar o Facebook e o Instagram. Isso acontece normalmente com emails: você abre o email, termina a leitura, começa a responder e pensa “hum, termino isso depois”.


O problema é que pra terminar isso depois, você vai ter que gastar tempo novamente lendo o email e vendo o que você já escreveu  – ou seja, o tempo de preparação é retrabalho e aí você está desperdiçando tempo.



2. As 6 tarefas mais importantes do dia


Saiba quais são as reuniões e deveres que são inegociáveis, por exemplo: consulta ao médico, entrevista de trabalho, tarefas  ou reunião do seu filho.


Todo dia defina quais são “as 6 tarefas mais importantes” do dia, aquelas que tem que acontecer de qualquer maneira. A questão é: se você não finaliza 6 tarefas  importantes por dia, algo está errado.


No geral, é legal considerar essas tarefas como ações que vão causar progresso na sua empresa, casa ou estudos, e não processos pequenos.


3. Defina a duração de cada tarefa


Os tempos de cada tarefa são extremamente variáveis e ter planejado o que será feito e por quanto tempo é essencial para que você saiba que o seu dia é possível (que as tarefas cabem no seu horário útil).


Por isso é legal quebrar projetos mais longos em tarefas menores para que você possa ver o avanço aos poucos, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só. Além de ajudar na gestão do seu tempo, a qualidade do projeto feito aos poucos tende a ser maior.



4. Defina quando, dentro do dia, você fará cada tarefa


Por questões logísticas ou mesmo de humor, definir o horário em que você fará cada tarefa é muito importante.


Além disso, saber se uma tarefa é pré-requisito de outra ajuda bastante nessa parte.

Leia mais:

Plano de Ação: O caminho para alcançar metas profissionais e pessoais

Você sabe diferenciar o urgente do importante?

Como parar de chegar atrasada a tudo o tempo todo

5. Faça as tarefas mais difíceis primeiro


Não importa se o seu horário de maior produtividade é de manhã, de noite ou de madrugada. A partir do ponto que você está com energia e concentração para produzir de  verdade, faça primeiro os projetos mais difíceis/importantes .

Isso garante que você terá o máximo do seu poder cognitivo pra ele e também te ajuda a fugir da procrastinação.


6. Se eu não fizer isso, eu vou morrer?


Essa é uma pergunta bem extremista, mas passa bem o tom. Quanto menos tempo você tem, mais você aprende a priorizar o que é mais importante e a enxergar o que não fará diferença na sua vida.


Para garantir que você está fazendo apenas atividades úteis, sempre faça essa pergunta a si mesma.


São 6 passos muito simples e que podem ser aplicados imediatamente. Então, por que já não começar agora a gerir melhor o seu tempo?


Se você tiver mais dicas, não deixe de escrever aqui nos comentários!




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