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Como encontrar o seu nicho

Foto do escritor: Flávià Sant'AnnaFlávià Sant'Anna

Atualizado: 16 de jul. de 2024


como encontrar o seu nicho

Já se pegaram pensando em como seria incrível encontrar uma paixão que, além de trazer alegria, também poderia ser uma grande fonte de renda? Eu também já estive nesse lugar de busca e reflexão, e hoje quero compartilhar um pouco da minha jornada e como vocês também podem encontrar essa paixão lucrativa no universo do mercado online.


Quando comecei minha jornada no mundo dos negócios online, confesso que estava um pouco perdida. Sabia que queria algo que me permitisse trabalhar de onde quisesse, ter flexibilidade e, claro, sentir aquela emoção de fazer algo que realmente amo. Foi então que descobri o poder do marketing digital.


O marketing digital é um campo vasto e cheio de possibilidades. Desde a criação de conteúdo até o gerenciamento de campanhas de anúncios, há uma infinidade de caminhos que você pode explorar. A primeira coisa que fiz foi me inscrever em alguns cursos online e participar de webinars. Essa etapa inicial foi crucial para entender melhor as estratégias.



Como encontrar seu nicho e por que isso é tão importante


Talvez você se surpreenda ao saber que, de todos os conselhos de negócios que dou, "encontrar seu nicho" é o mais ignorado.


Às vezes, isso é ignorado de forma culpada e quase proposital, geralmente acompanhado de "Eu sei que deveria me especializar, mas..."


Às vezes, isso não é ignorado, mas simplesmente implementado de forma muito ampla.


Por exemplo, mulheres empreendedoras entre 24 e 35 anos são um ótimo ponto de partida, mas ainda deixam você com um oceano considerável de clientes em potencial.


Então, antes de entrarmos em como encontrar seu nicho, vamos responder à pergunta óbvia.


Por que é tão importante encontrar um nicho?


Para ir direto ao ponto, se você tentar falar com todo mundo, acabará não falando com ninguém.


Ter um nicho significa que quando alguém acessa seu site, em segundos, ele pensa: nossa, é como se esse site tivesse sido feito para mim.


As pessoas querem saber se seu produto ou serviço é exatamente o que elas querem. Se tiverem dúvidas , se acharem que seu produto é menos do que perfeito para elas, elas vão embora. Vamos para o próximo.


Você tem apenas alguns segundos para capturar a atenção de alguém em seu site antes que ele saia. Se sua marca, sua cópia e seus visuais forem feitos sob medida para seu visitante, isso vai chamar a atenção dele.


Podemos estreitar nosso nicho de várias maneiras, no entanto, os três critérios a seguir são um excelente lugar para começar. Quanto mais critérios você usar para criar um nicho, mais específico você pode ser.


  • O que vendemos,

  • Para quem vendemos e,

  • Como vendemos


Mas não vou perder visitantes/clientes/compradores?


A resposta curta é sim. Ao ser superespecífica sobre quem você está aqui para ajudar, naturalmente você vai perder o interesse de pessoas que não se encaixam nessa categoria.


Mas isso é bom.


A maneira como eu vejo isso é esta: você pode perder a chance de obter mais tráfego ou seguidores, mas no final do dia, você acaba com mais vendas . Então, se você quer obter o máximo de visitantes possível para seu site, então ter um nicho muito específico talvez não seja o caminho a seguir.


Mas se você quer atrair compradores motivados e interessados, o nicho é muito seu amigo.


Por exemplo, se você é uma fotógrafa especializada em tirar retratos de formatura e está procurando um redator para escrever sua página de vendas, qual título lhe agradará?


  • Redator para pequenas empresas

  • Redator para fotógrafos

  • Escritor de página de vendas para fotógrafos de retratos


Vai ser o último, certo? Porque você olha para isso e pensa, ei, esse sou eu e é isso que eu quero.


Essa pessoa vai procurar o especialista todas as vezes.


Quando você vai ao médico, se você tem dor no olho – você quer ver o oftalmologista, não o Clínico Geral. Seu médico pode muito bem ser capaz de ajudá-la, mas, dada a escolha, você quer o cara (ou garota) que passou os últimos dez anos estudando globos oculares.


Não sei por que usei olhos como exemplo aqui, olhos me assustam. Colírio é algo terrível pra mim. Alguém mais tem esse problema?


Quando comecei meu curso de marketing digital, meu instrutor me deu um ótimo conselho, que agora vou passar para você.


Não importa quão pequeno seja o nicho, se cada pessoa no mundo que se enquadra nessa categoria decidisse comprar seu produto, você não seria capaz de atender à demanda.

Sempre me sinto encorajada por esse pensamento.


Por exemplo, você pode achar que apelar apenas para mães solteiras, que trabalham em cargos administrativos, têm intolerância ao glúten, têm filhos menores de cinco anos, amam Gilmore Girls e têm dificuldade para se exercitar sem gastar muito é algo muito específico.


Isso cobriria, literalmente, milhares de pessoas.


Se mil pessoas comprassem seu produto/serviço neste mês, você conseguiria atender à demanda?


Como encontrar seu nicho


Maya Angelou — 'Sucesso é gostar de si mesma, gostar do que você faz e gostar de como você faz.'

Quando se trata de encontrar seu nicho, muitas pessoas vão direto ao ponto e consideram apenas "o que" fazem e não consideram o "como".


Por exemplo, você pode saber que sua paixão é fazer joias com aroma de frutas, mas descobre que odeia administrar uma loja na shopeee . O que inevitavelmente leva a vendas decepcionantes, a administração diária da loja parecendo uma rotina miserável e resultados de crescimento frustrantes.


Então, o que precisamos considerar ao encontrar nosso nicho é o seguinte:


  • O que amamos fazer,

  • O que somos bons em fazer,

  • Como queremos fazer isso e,

  • Quem queremos ajudar


Para realmente fazer a diferença, você precisa executar um delicado ato de equilíbrio. Você precisa encontrar algo que seja amplo o suficiente para ser de interesse e útil para seu público de nicho, mas específico o suficiente para que você possa se destacar da multidão.


Neste ponto, meu conselho é bastante geral, porque só você sabe qual pepita especial de brilhantismo a diferencia. Sei que parece assustador, mas cada um é único. Não importa o que você faça, sua abordagem sempre será um pouco diferente da de outra pessoa.


PS: Se você já tem uma ideia ou um blog estabelecido, talvez seja necessário restringir o "núcleo" do seu negócio.


Pense no seguinte:


Quais tópicos parecem estar indo melhor no seu site? Você consegue identificar um tema que vincule seus posts populares? Existem outros posts que não estão indo tão bem? Existem tópicos que simplesmente não se vinculam de forma significativa ao resto do blog?


O que amamos fazer


O que você ama fazer? Quero dizer, realmente ama.


Que você está feliz fazendo não importa o que. Que se lhe dissessem que você nunca mais poderia fazer isso, sua vida seria consideravelmente mais pobre por isso?


Declaro isso com tanta ênfase porque muitas de nós temos interesses, hobbies e coisas que achamos que seriam uma boa ideia para um negócio.


Administrar um negócio testará sua paixão ao limite. Especialmente se você estiver começando um negócio extra, significa acordar cedo, trabalhar até tarde quando chegar em casa e encaixar tarefas no seu horário de almoço.


Significa encontrar mil maneiras diferentes de falar sobre seu tópico. Significa saber coisas, ou ter ideias que são um pouco diferentes do que já veio antes de você.


E, acredite, um interesse casual ou mesmo um interesse forte, às vezes não é suficiente.


Tem que ser amor verdadeiro.


 

Leia também:



 

No que somos boas (ou seja, suas habilidades malucas)

No que você é boa?


Pelo que seus amigos e familiares sempre elogiam você? Você é um bom ouvinte? É você a quem eles recorrem para pedir conselhos? Talvez você seja um escritor excepcional, ou talvez você pudesse vender neve para os inuits (esquimós).


Mais importante, você gosta de fazer isso?


Seu chefe pode dizer que você escreve o melhor boletim informativo da empresa, mas se você odeia fazer isso, não vai sobreviver muito tempo tendo a escrita como seu foco principal.


Pense nas habilidades que você aprendeu na vida, assim como no trabalho. Pense nas habilidades que você pode ter adquirido na escola, universidade ou fora do horário. Faça uma lista de todas as suas habilidades e escolha aquelas que você gostou de aprender.


Pegue aquilo em que você realmente é habilidoso e adicione isso à sua paixão.


Por exemplo:


Paixão (obras de arte) + Habilidade (marketing) + Habilidade (dar conselhos) = Coach de negócios para artistas


Paixão (moda) + Habilidade (ilustração) = Ilustrador de moda



Como queremos fazer isso

Digamos, por exemplo, que fazemos joias, a escolha óbvia para monetizar nossa paixão é abrindo uma loja para vender joias. No entanto, há tantas maneiras diferentes de ganhar dinheiro online, que você pode querer explorar todas as opções.


Ou até mesmo dar uma guinada única em uma ideia tradicional de fazer dinheiro. Por exemplo, em vez de vender peças pré-fabricadas, você pode fazer apenas presentes de aniversário personalizados. Ou ter uma caixa de assinatura mensal onde as pessoas ganham uma peça diferente de joia surpresa todo mês.


Você pode pensar em dar treinamento, prestar um serviço, ensinar, cuidar de uma loja, trabalhar com pedidos personalizados, apenas para ocasiões especiais.


Pense um pouco fora da caixa. Se você é uma costureira, por exemplo, não precisa necessariamente trabalhar apenas com clientes individuais. Você pode fazer moldes de costura para seus designs favoritos, pode dar aulas em grupo para despedidas de solteira ou introduzir a arte de volta nas escolas primárias.


Você pode amar trabalhar com clientes individuais, especialmente noivas, fazendo alterações em vestidos de noiva. Ou fazendo vestidos personalizados para ocasiões especiais.


Lembre-se de que as formas mais óbvias de ganhar dinheiro nem sempre são necessariamente as melhores para você.


Um dos principais erros que vejo as pessoas cometerem é escolher uma maneira de ganhar dinheiro porque acham que será a maneira mais fácil de ganhar dinheiro.


E, ei, faz todo o sentido. Todas nós temos contas a pagar, certo?


Mas se você se tornar uma coach, porque acha que essa será a maneira mais rápida de cobrir suas despesas mensais — mas trabalhar individualmente com as pessoas te deixa nervosa, será difícil de sustentar.


Pode ser difícil começar, mas a maneira mais fácil de ganhar dinheiro, a longo prazo, será fazer algo que você gosta e no qual se destaca – porque dessa forma você pode acabar com a concorrência e não acabar ficando esgotada e infeliz. Sempre é um ponto positivo.


Quem queremos ajudar

No fundo, as pessoas tomam decisões de compra porque precisam de ajuda.


Às vezes, suas necessidades são claras, por exemplo, eles não conseguem escrever nem para salvar suas vidas e precisam desesperadamente de uma página de vendas atraente - eis que entra o trabalho do redator.


Às vezes, pode ser um pouco menos claro. Uma mulher comprando um vestido pode não expressar uma "necessidade" específica. Mas pode ser que ela esteja lutando para encontrar um vestido que cubra seus joelhos sem fazê-la parecer uma matrona dos anos 1820. Ela pode estar procurando uma roupa porque tem uma reunião muito importante na semana que vem e quer causar uma boa impressão.


Uma grande parte da busca pelo nosso nicho é pensar, especificamente, em quem queremos ajudar.


O melhor lugar para começar é: qual problema seu produto ou serviço está resolvendo?


Um bom produto ou serviço deve, fundamentalmente, ser capaz de resolver um problema (de preferência) urgente que seu público esteja enfrentando. Certifique-se de que esse seja um problema específico .


Existem literalmente milhões de sites por aí ajudando a resolver o problema de "perder peso". Você quer ser a mais específica possível. Por exemplo, ajudar mulheres que acabaram de dar à luz a perder peso por meio de técnicas de ioga que elas podem fazer em casa.


Que tipos de pessoas têm esse problema?


Que tipos de pessoas têm esse problema? São homens ou mulheres? Profissionais ou pais que ficam em casa? Qual a idade deles?


O exemplo favorito que eu gostava de usar é o do livro de receitas saudáveis. Este livro de receitas ajuda você a preparar refeições saudáveis ​​em menos de vinte minutos.


Quem pode se beneficiar de um livro de receitas como esse? Que tipo de pessoa se interessa tanto por alimentação saudável quanto por receitas de refeições fáceis?


Pessoas ocupadas? Pessoas que trabalham muitas horas, ou talvez mães ocupadas? Mães ocupadas que trabalham muitas horas?


Vamos aprofundar um pouco mais, que tipo de pessoas são realmente ocupadas, trabalham muitas horas, mas querem se manter saudáveis? Talvez jovens profissionais na base da escada corporativa? Então, sendo esse o caso, quais são suas prioridades e estilo de vida?


Provavelmente alugando, não proprietários de imóveis, educados.


Seja mais específica possível. Lembre-se, se você sentir que está sendo específica demais, pense em quantas milhares de pessoas você está descrevendo – mesmo quando estiver usando muitos detalhes.


Encontrar seu público-alvo é um assunto bem amplo, no qual você pode se aprofundar um pouco. Se quiser saber mais sobre como encontrar seu público-alvo, talvez você queira conferir nossa postagem aqui.


Confira a competição

Agora, tenho receio de expressar isso dessa forma. A competição traz à mente grandes redes de lojas escondendo suas receitas secretas e contratando homens de sobretudo para seguir uns aos outros.


Bom, pelo menos é isso que me vem à mente, totalmente normal, tenho certeza (ironia tá gente, rs)


Há tantos clientes em potencial por aí na internet e isso pode ser assustador. No entanto, olhe dessa forma. Como há tantos clientes por aí, não precisamos ficar nos apressando para tentar roubá-los uns dos outros.


Principalmente se você estiver se posicionando de uma forma em que você seja a única opção para seu cliente em potencial.


E a maneira mais fácil de fazer isso é tornar sua oferta tão específica para aquele cliente em particular, que não faça sentido para ele ir a outro lugar.


O mercado


De qualquer forma... quando digo confira a concorrência, mais precisamente eu deveria dizer: dê uma olhada no mercado em que você vai entrar. Isso parece um pouco assustador, então recomendo começar com algumas palavras-chave. Basta digitar algumas fases que seu cliente potencial pode estar procurando no Google e ver o que aparece.


Ao pesquisar sobre venda de e-Books na Amazon, achei a barra de pesquisa de "preenchimento automático" deles muito útil. Sabe quando você vai à Amazon e começa a digitar algo? Ela vai "adivinhar" o que você está procurando e preencher para você.


Você pode ter uma ideia muito boa do que as pessoas estão pesquisando com isso, já que a Amazon (e o Google) basicamente dirão a você quais são as coisas mais comuns que as pessoas estão pesquisando ao usar suas palavras-chave.


Isso será muito útil no futuro, especialmente se você começar a comercializar seus próprios e-Books. Por enquanto, use-o para verificar que tipo de coisas são populares e estão vendendo na sua área de interesse.


Uma palavra de cautela: ao explorar diferentes ideias de negócios, uma vez me deparei com um nicho muito específico que era totalmente desprovido de livros. Quer dizer, eram uns três.


"Excelente", pensei, "quase nenhuma concorrência!"


O que não me ocorreu na época (o que parece óbvio agora) é que, embora não houvesse concorrência, também não havia mercado.


Então tenha em mente que talvez o mundo ainda não esteja pronto para aquele consultor de negócios para equipes de balé Corgi sincronizados .



Não entre em pânico


Leve Douglas Adams a sério sobre isso e não entre em pânico. Olhar para o mercado saturado na Amazon e no Google parece assustador. Tente olhar para isso de uma forma positiva. Há muitas pessoas por aí dispostas e ansiosas para comprar seu produto ou ler seu blog.


Em vez de ficar sobrecarregado, pense: "Como sou diferente de todos os outros?"


Lembre-se de que se você estiver oferecendo algo único e útil, você não estará competindo com todas as outras pessoas, mas seu público estará lá fora esperando que você o surpreenda.



Caminhando para o sucesso


Estar no início de um novo empreendimento comercial é super emocionante. Se sua ideia já está te deixando tonta e sua mente está correndo a mil milhas por hora, então você está no caminho certo!


Muitas pessoas lutam ao começar um negócio, especialmente quando se trata de ser "diferente" de todos os outros por aí. Ter um nicho específico, seja o que você faz, como você faz ou a quem você atende, é uma maneira fácil de se destacar instantaneamente.


É 100% certo que você irá falhar sem um nicho? Claro que não, nada é impossível.


Mas é muito, muito difícil. E queremos tornar nosso negócio bem-sucedido o mais rápido possível, certo?


Encontrar um nicho pode ajudar você a:


  • Destaque-se dos demais no seu mercado

  • Melhore sua oferta (para adaptá-la ao seu público)

  • Facilite a criação de textos, falando diretamente com seu público

  • Dar-lhe uma direção muito específica para trabalhar

  • E facilitar a busca por clientes


Depois de ter seu nicho classificado, você vai querer conhecer um pouco melhor o público que você sinalizou. Então vá em frente e dê o passo, encontrando seu público ideal.



 

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Se você acha que este artigo foi útil para você, compartilhe-o com suas amigas para que elas também possam aproveitar essas informações.


Não perca as novidades!


como encontrar um nicho que você ame trabalhar

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Flávia CEO Metas e Glamour

Olá Glam!

Sou a Flávià, CEO do Metas & Glamour. É um prazer receber você no meu site. Incentivamos mulheres a buscar independência, realização pessoal e profissional, explorando o mundo ao seu redor com confiança, organização, leveza e felicidade. 

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