8 hábitos de planejamento semanal para alcançar mais metas
Como disse uma vez Benjamin Franklin – “Se você não planejar, você está planejando falhar”.
A vida tem tantas partes móveis e é impossível acompanhar tudo quando você está vivendo uma vida plena.
É aí que entram os hábitos de planejamento. Ao criar rotinas e rituais, você torna muito mais fácil realizar as tarefas e parece menos dispersa e sobrecarregada e que melhor maneira de começar o novo ano do que cultivando alguns hábitos de planejamento semanal?
Ideias rituais para seus hábitos de planejamento semanal
Tenha um dia de se reorganizar de domingo
Aqui está uma dica que você pode considerar para sua rotina de domingo, mas levada ao próximo nível. Eu pratico dividindo-a em três áreas principais: manutenção, preparação e autocuidado, nesta ordem.
Manutenção
Eu gosto de continuar realizando coisas que foram negligenciadas por um tempo, como limpar a casa, lavar a roupa ou pagar contas. Isso me ajuda a me sentir organizada e preparada para a semana que vem.
Preparação
Em seguida, faço coisas para me preparar para a próxima semana, como planejar meu cronograma, revisar meus objetivos ou fazer compras. Isso me ajuda a me concentrar e ter sucesso no meu trabalho.
Autocuidado
Por último, cuido de mim mesma para que eu me sinta no meu melhor para a próxima semana. Isso inclui fazer exercícios, meditar, ler ou passar tempo com entes queridos.
Crie uma lista para cada domingo, divida-as nessas categorias e sinta-se preparado para uma semana de sucesso.
Crie uma lista do “não faça”
Sabemos que você tem uma lista de tarefas, mas e as coisas nas quais você não vai se concentrar? Eu recomendo criar uma lista mestre mensal de todas as suas tarefas para que você as tenha todas anotadas e, em seguida, marcá-las (você pode até codificar por cores) com o seguinte:
Faça isso imediatamente
Faça isso a seguir
Não faça
Decida quais serão os três principais e escolha também o que você não vai trabalhar. Isso não significa que você nunca conseguirá, mas é importante priorizar e eliminar o estresse de tentar fazer muitas coisas.
Três principais listas
Sinto que há poder no número três, porque quando uma lista fica mais alta do que isso, pode parecer um pouco opressor. Você quer sentir que suas listas de tarefas são alcançáveis. Depois de ter sua lista mestre, comece com os três primeiros passos importantes. Você pode adquirir o hábito de adicionar mais um à lista sempre que marcar um item.
Não duplique ou complique demais
Em nome da organização, muitas vezes tendemos a complicar ou duplicar nossos esforços, especialmente quando planejamos tanto digitalmente quanto em papel. É importante encontrar um sistema que funcione para você e evitar adicionar etapas desnecessárias.
Como adoro estética, às vezes posso gastar muito tempo fazendo as coisas parecerem bonitas em vez de focar no resultado e nos resultados reais. Em última análise, tenho que ser sincero sobre o que realmente preciso fazer para obter eficiência e onde estou usando isso apenas como uma forma de evitar o trabalho.
Tenha 2 a 3 maneiras de se manter organizada, no máximo. Por exemplo, eu uso o Trello para organizar minhas semanas e projetos, o Google Calendar para reuniões e um planejador de papel para uma lista de tarefas. Certifique-se de que todos tenham usos específicos e que seu sistema esteja funcionando para você.
Acompanhe seu progresso
Vou começar dizendo que às vezes rastrear algo pode fazer você se sentir muito fixado nisso. Às vezes você tem que seguir seus instintos e apenas confiar que o progresso virá. Dito isso, se você sente que tem um bom relacionamento com o rastreamento, ele pode ser útil – especialmente quando você está trabalhando para fazer uma mudança significativa em sua vida ou negócio.
Toda semana, dê uma olhada nas estatísticas. Quer você administre uma empresa, tenha uma atividade paralela ou simplesmente tenha uma meta de qualquer tipo – acompanhe seu progresso para ver como você está se saindo.
Eu olho nossas visualizações de página e receitas de publicidade todos os dias para ver como estamos indo e quais postagens têm melhor desempenho. Mas quando sinto que isso está me desanimando ou me fazendo sentir muito envolvida com os números, posso tirar alguns dias de folga para olhar para ele.
O rastreamento ajuda você a dedicar mais tempo ao que funciona e menos tempo ao que não funciona. Em última análise, queremos ser eficazes e não apenas consumir o nosso tempo com coisas que não nos servem.
Crie uma reunião de revisão semanal consigo mesma
Trato as reuniões semanais de revisão como um ritual de reafirmação dos meus objetivos, porque é muito fácil esquecer a parte da responsabilidade.
Temos esses objetivos fofos, mas se nunca mais olharmos para eles, qual foi exatamente o sentido de defini-los?
Esse é o problema das resoluções – não as perseguimos ativamente nem as analisamos semana após semana. Nós apenas os jogamos fora e continuamos com a vida sem nos reconectarmos com nossos objetivos e nos perguntarmos: “Como isso está funcionando para mim?” O que estou fazendo está me aproximando dos meus objetivos ou preciso me reajustar e criar um novo plano?
Decida uma intenção
Por que você está trabalhando tanto no que faz? Qual é a sua intenção por trás disso?
Nosso “porquê” é muito valioso em nosso esforço para manter nossos hábitos sustentáveis. Sem um motivo que fale ao seu coração, é difícil permanecer motivado.
Espero que essas dicas ajudem você a planejar sua semana de trabalho para ser mais produtiva.
Você tem algum hábito de planejamento semanal? Manda suas dicas pra gente!
Se você gosta das postagens do Metas e Glamour, inscreva-se para receber nossas atualizações por e-mail aqui e receba também cupons e conteúdo exclusivo diretamente em sua caixa de entrada.
Comments