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8 Regras Para Trabalhar Com Amigos E Ter Sucesso No Trabalho




Trabalhar com amigos sem comprometer o relacionamento parece algo impossível, mas de fato não é.


Sabendo separar assuntos pessoais do trabalho, a parceria entre amigos tende a trazer muito sucesso no ambiente corporativo.


Algumas pesquisas inclusive apontam que, se feito da forma correta até mesmo a produtividade e o desempenho podem aumentar.


Contudo, não podemos descartar os possíveis impactos negativos caso o profissionalismo não seja priorizado.



8 dicas de como trabalhar com amigos sem abalar a relação de amizade


É preciso ter uma cabeça muito boa e um ser excelente profissional para não deixar que certas situações pessoais afetem o ambiente de trabalho e vice-versa.


Investindo em ética e seguindo alguns passos é possível conciliar ambas as relações.



1 - Defina um acordo contratual caso sejam sócios


A melhor maneira de trabalhar com amigos sem gerar futuros problemas, é desde o início debater e definir os limites que serão impostos.


Um contrato é o mais indicado para essa questão. Este deve ser o mais claro possível e constar todos os pormenores bem detalhados.


O melhor momento para fazê-lo é antes mesmo de iniciar a sociedade ou contrato de trabalho.

Pontos importantes a serem ressaltados no acordo são:


  • Qual será o cargo de cada um dentro da sociedade?

  • Quantas horas cada um irá trabalhar?

  • Qual o horário exato de entrada e saída de cada um na empresa?

  • Quem será o responsável por falar com clientes e fornecedores?

  • Qual o percentual que cada um irá receber?

  • Quando e como esse pagamento será efetuado?


No caso de chefe e subordinado, quais as funções exatas que o funcionário irá exercer, para evitar abusos ou excessos.


2 - Mantenha um diálogo aberto e sincero


Assim como na vida pessoal, se trata de um relacionamento de confiança e é primordial que a honestidade venha em primeiro lugar.


Problemas, situações inesperadas, prejuízos, lucros, tudo deve ser dito e resolvido entre ambos.


Tudo deve ser o mais transparente possível, por pior que seja. Muitas vezes achamos que podemos lidar com uma situação para poupar o outro e nem sempre dá certo.


E isso pode passar a impressão de que houve "um segredo" ou algo foi omitido de uma das partes.


Desse modo, para evitar que isso aconteça, faça reuniões semanais, coloque na mesa tudo o que aconteceu durante semana de forma que ambos estejam a par dos fatos relevantes da empresa.



3 - Ao trabalhar com amigos como funcionários da mesma empresa, mantenha o foco!


Claro que não 100% do tempo. No dia a dia é inevitável que conversas informais aconteçam, seja nos momentos de pausa ou no almoço para socializar.


Mas é essencial evitar levar o que acontece fora do trabalho para o ambiente da empresa e vice-versa.


Trabalhar com quem conhece todos seus defeitos e qualidades pode ser um grande desafio e muitas vezes é difícil não deixar que isso influencie, principalmente na tomada de decisões.


Então, entre em acordo com a pessoa em questão que durante o horário de expediente o foco será de fato, total na empresa.


Ou seja, nada de conversas que não tratem de assuntos profissionais, mesmo que sejam via e-mails, mensagens, celular e até mesmo, cara a cara.


Isso não significa ignorar a existência de uma amizade, mas fique atento para não passar da conta, afinal, quando vocês estiverem dentro da empresa, o trabalho sempre precisa ser a prioridade número um.


Os outros assuntos ficam para aquele chopp do final de semana.



4 - Evite competições ao trabalhar com amigos


O ser humano é movido a desafios e temos a tendência de querer mostrar que somos os melhores naquilo que fazemos.


E se feito de forma saudável, isso é ótimo, o problema maior é quando se torna uma competição de egos.


Concorrência de vez em quando não faz mal, certo? Errado, pelo contrário, não é nada saudável e é provável que prejudique sua carreira e acabe a amizade.


Portanto, tenha maturidade para não deixar a relação se abalar caso um de vocês comece a crescer em sua função.


Principalmente se vocês ocuparem cargos de igual importância e um for promovido primeiro ou se destacar no grupo.



5 - Guarde sua opinião e queixas pessoais


Opinar em assuntos relacionados a empresa e dar feedbacks é muito importante para o crescimento de todos.


Mas quando essa opinião passa a ser sobre o que achou de determinada atitude, ou como você faria de diferente, é melhor que fique só para você.


Fofocas, reclamações, boatos podem destruir carreiras e afundar o negócio.

Não misture as coisas e só faça uma crítica, se ela for construtiva para o negócio ou desenvolvimento pessoal.


Caso contrário, pode ser visto com maus olhos pelo empregador ou até mesmo encarado como inveja.



6 - Aprenda a ver os amigos como uma equipe


Pense no seu amigo como qualquer outro funcionário, ele não é seu concorrente, mas sim, seu aliado.


Divida tarefas, peça ajuda e ajude também no que for possível, de modo que todos ganhem com isso.


Se tiverem uma ideia em dupla, garanta que ambos levem crédito por tal feito e da mesma forma, comemorem a vitória um do outro, como uma vitória da equipe.



7- Amplie o círculo de amizade na empresa


Vocês se conhecem a mais tempo, tem uma relação íntima e sabem segredos pessoais um do outro.


Mas a empresa vai além de vocês dois, e criar vínculos e relacionamento interpessoal com os demais funcionários é ótimo.


Além de fazer a inclusão no grupo, ajuda a ter outros pontos de vista sobre um assunto e aumenta a relação de confiança e a produtividade.


Ao mesmo tempo que amplia os laços profissionais, a rede de networking e ameniza a ansiedade da separação caso um dos dois seja transferido, promovido ou até mesmo saia da corporação.



8 - Fortaleçam os laços fora do ambiente de trabalho


Problemas acontecem em todos os lugares e é inevitável que afete uma das partes.


Apesar das vantagens, trabalhar com um amigo próximo pode desencadear ansiedade e exaustão emocional, uma vez que é preciso o dobro de esforço para cultivar as relações.


Assim como, algum conflito ou desentendimento ocorrido durante o expediente pode interferir na relação externa a empresa.


Para evitar que isso aconteça, façam programas fora do ambiente da organização que fortaleçam a ligação entre vocês.


E da mesma forma que se deve evitar falar da vida pessoal no trabalho, evitem falar de trabalho nos momentos de lazer.


Usem para diversão, distração e todos os momentos de descontração que não podem acontecer durante o expediente.



Conclusão


Como vimos, independentemente do ambiente a ser aplicado, a relação de amizade é algo que deve ser levado para toda vida.


Amigos são os irmãos que a vida nos permitiu escolher, e não é nenhum bicho de sete cabeças preservá-los.


Com equilibro, administrando da forma correta e seguindo nossas dicas, é possível ter sucesso em ambas as vertentes.

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