3 pequenos rituais matinais que mudarão sua vida
top of page
Buscar

3 pequenos rituais matinais que mudarão sua vida

Atualizado: 15 de mar.


meditação para ritual matinal


Em um bom dia, não existem apenas experiências que acontecem magicamente – elas são criadas conscientemente.

A maioria de nós se distrai desde o início todas as manhãs. Atividades triviais, como verificar as redes sociais, assistir TV e nos preocupar com coisas que não podemos controlar, muitas vezes dão o tom do dia. E isso significa que desperdiçamos o nosso tempo mais descansado em coisas que não importam, enquanto perdemos gradualmente o contato com as partes significativas e controláveis ​​das nossas vidas que realmente importam.


Simplesmente esquecemos que as horas da manhã são extremamente importantes – elas constituem a base a partir da qual o dia é construído. Esquecemos que a maneira como escolhemos passar essas horas pode ser usada para prever o tipo de dias que teremos e, em última análise, o tipo de vida que viveremos. Então, se você sente que ultimamente está tendo um começo difícil e tropeçando nos dias com intenção e foco diminuídos, é hora de considerar algumas mudanças agora no início do ano…


Seus rituais matinais gradualmente fazem uma grande diferença.


Antes de chegarmos aos rituais, eu ficaria chocada se você não tivesse sido instruído a fazer essas coisas no passado. O problema é que a maioria de nós negligencia as coisas que precisamos fazer por nós mesmas, embora saibamos. Eu já fui muito involuntária em minhas horas matinais quanto qualquer outra pessoa. Costumava acordar com pressa e depois passar as manhãs à mercê de tudo o que surgisse, tropeçando no trabalho, nas tarefas e nas reuniões com clientes no meio da neblina. Foi horrível, mas era minha rotina matinal. Não sabia nada diferente, então não pensava que poderia mudar as coisas.

Felizmente estava errada.


Eu implementei gradualmente os três rituais matinais abordados abaixo e tudo mudou. Minhas manhãs são agora bases sólidas a partir das quais produzimos consistentemente resultados positivos, e estou forte há mais de um ano. Agora, minha esperança é que VOCÊ também encontre valor neles.


E observe como mencionei “gradualmente” acima. Se você não está fazendo nenhuma dessas coisas agora, comece apenas com a primeira, depois adicione a segunda em algumas semanas e depois a terceira. E nada de começar depois do carnaval hein.



1. Lave a louça


Você está comendo a refeição mais importante do dia, certo? Bom.

Agora você pode aproveitar seu café da manhã para fortalecer sua autodisciplina. E a autodisciplina é uma habilidade vital a ser aprimorada. É a capacidade de superar distrações e realizar coisas importantes. Envolve agir de acordo com o que você sabe que é certo, em vez de como você se sente no momento (talvez cansada, preguiçosa ou distraída por outra coisa), o que normalmente exige sacrificar a facilidade imediata pelo que é mais importante na vida.


A falta de autodisciplina para a maioria de nós é muitas vezes o resultado da falta de foco. Em outras palavras, dizemos a nós mesmas que vamos fazer alguma coisa, mas não o fazemos. Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de desenvolver e manter a autodisciplina diária?


Comece pequeno todas as manhãs. Muito pequeno…


Basta lavar a louça após o café da manhã.


Sim, quero dizer literalmente lavar a louça com as próprias mãos. É apenas um pequeno passo à frente todas as manhãs: ao comer o mingau de aveia, lave a tigela e a colher. Ao terminar de tomar o café da manhã, enxágue a cafeteira e a caneca. Não deixe louça suja na pia ou na bancada para depois. Lave-os imediatamente.


Faça este ritual, um prato de cada vez, uma manhã de cada vez. Depois de fazer isso de forma consistente por algumas semanas, você pode começar a certificar-se de que a pia também foi limpa. Então arrume sua cama. Prepare um almoço saudável. Comece a fazer alguns abdominais. Medite por alguns minutos. E assim por diante (mais sobre os dois últimos – exercício e meditação – abaixo).


Faça uma dessas coisas todas as manhãs e você começará a construir um ritual saudável de autodisciplina e, finalmente, saberá que é capaz de fazer o que deve ser feito e terminar o que começou.


Mas, novamente, nas próximas semanas, apenas lave a louça depois do café da manhã. Com atenção, com um sorriso.



2. Use exercícios para treinar seu corpo e mente (por 15 minutos ou menos)


O exercício é a forma mais simples e rápida de mudar a sua vida, não só porque fortalece o corpo, mas também porque fortalece a mente. É uma atividade auto iniciada que impõe um nível necessário de esforço mental e físico para estimular o crescimento. E inspira quase instantaneamente uma sensação positiva de autocontrole em seu subconsciente, mesmo quando outras circunstâncias em sua vida parecem caóticas.


Num mundo vasto que muitas vezes está muito além do seu controle, o exercício torna-se um espaço pessoal onde você pode treinar e recuperar o domínio sobre o seu mundo. Só você pode mover seu corpo. Só você pode colocar um pé na frente do outro. Só você decide até onde irá se esforçar.


Quando você começa o dia assim – com os pés no chão e no controle – o mundo mais amplo fica muito mais fácil de navegar.


Além disso, um ritual diário consistente de exercícios muda literalmente o funcionamento físico interno do seu cérebro. No livro best-seller, “Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain”, o Dr. John Ratey (infelizmente não traduzido ainda) discute dados que coletou ao longo de anos de pesquisa sobre as alterações neurológicas que o exercício causa no cérebro. O exercício eleva fisicamente uma proteína específica no cérebro que o Dr. Ratey chama de “Miracle-Gro para o cérebro”. Ele afirma: “O exercício é a ferramenta mais poderosa que você tem para otimizar a função cerebral. A atividade aeróbica tem um efeito dramático na adaptação, regulando sistemas que podem estar desequilibrados e otimizando aqueles que não estão – é uma ferramenta indispensável para quem quer atingir todo o seu potencial.”


Eu cheguei a conclusões muito semelhantes, embora menos científicas. Com mais de 20 anos de experiência frequentando academias, percebi que exercício é realmente um remédio universal para quase todas as doenças mentais humanas. Reduz drasticamente a depressão leve e moderada, reduz a ansiedade, contrabalança os efeitos negativos do estresse excessivo e muito mais. E a melhor parte é que o exercício obviamente não é apenas um treino mental, mas também físico - você está acertando dois coelhos com uma cajadada só.


Então, se o exercício é tão maravilhoso, por que recomendo apenas 15 minutos todas as manhãs? Porque no começo isso basta sem ser demais. Começar aos poucos é importante. Tenho certeza que você já ouviu isso antes, mas, novamente, muitas de nós esquecemos de seguir bons conselhos. Comece com um ritual matinal de exercícios que dure 15 minutos ou menos. Se você sentir uma resistência incrível e falhar aos 15 minutos, reduza para 10 minutos, ou 7 minutos, e depois mantenha-a por pelo menos um mês inteiro antes de aumentar a duração novamente.



3. Estabeleça presença através da meditação (por 15 minutos ou menos)


O mesmo princípio de começar aos poucos que acabamos de discutir acima também se aplica aqui. Dito isto, no entanto, um ritual de meditação matinal de apenas 15 minutos não é tarefa fácil para a maioria dos iniciantes. Durante as primeiras tentativas de meditação, a maioria dos meditadores novatos tende a achar quase impossível aquietar a mente. Por causa disso, muitas de nós tentamos meditar uma ou duas vezes e não vemos o valor nela – ela não instiga imediatamente a mesma sensação de controle sobre aquele exercício. Mas com prática e paciência a meditação pode ser muito mais poderosa. E é por isso que eu medito todas as manhãs durante 15 minutos.


A meditação é de fato um ritual matinal vital em nossas vidas. Embora possa não incutir tão facilmente o nível de controle que o exercício proporciona, a meditação fornece um nível de controle mais profundo que, em última análise, traz para fora de nós o que está preso dentro de nós - ela nos conecta com nosso eu mais verdadeiro, permitindo-nos acessar todas as áreas de nossa mente e corpo, dos quais geralmente estamos distraídas e desconectadas.


Deixando os detalhes de lado, os benefícios mais básicos e práticos da meditação são duplos:


  • reduz o estresse mental

  • aumenta a presença mental (consciência)


E quando trazemos uma presença mais relaxada para as nossas horas da manhã – para a base do nosso dia – torna-se muito mais fácil lidar com tudo o que acontece a partir daí.

Porque damos o próximo passo com mais atenção - sem resistência reprimida - totalmente conscientes e aceitando a tensão em nossos ombros, a pequena bolha de esperança em nosso coração, ou talvez até mesmo a névoa de tristeza no fundo de nossa mente. E com esta consciência e aceitação encontramos melhores soluções, formas mais saudáveis ​​de lidar com a situação e uma sensação geral de que as pessoas são mais amigáveis ​​e os gatos ronronam mais alto.


Pelo contrário, quando estamos estressados ​​e distraídos pela manhã, nossa mente fica dividida e desgastada. Uma parte está firmemente focada em tudo o que nos pressiona, enquanto a outra parte dá atenção mínima a quaisquer tarefas que precisam ser feitas rapidamente nesse meio tempo.


Deixe-me dar um exemplo (da minha própria vida passada) para deixar as coisas claras. Imagine que você está atrasada para o trabalho e está correndo pela casa se preparando para sair. Se um ente querido começar a lhe contar algo importante sobre o que vai fazer hoje, quanto da sua atenção estará focada no que ele está lhe dizendo? Não muito.


Mas quando nos tornamos mais presentes – quando gradualmente estabelecemos mais consciência e aceitação do momento presente através da meditação – deixamos de estar tão distraídas e preocupadas. No espaço que se abre por um momento, podemos respirar profundamente e ouvir profundamente. Por um momento, o estresse escapa de nossos ombros. E com a prática podemos aprender a ter cada vez mais momentos assim em nossa vida.


 

Uma leitora nossa escreveu recentemente (compartilhado com permissão):


“Cada momento é uma nova oportunidade. O próximo é tão novo e cheio de promessas quanto os milhares anteriores que você perdeu, e é completamente vazio de qualquer julgamento. Nada é transportado do que você leva com você. Você não precisa passar em um exame de boa pessoa antes de entrar, é totalmente incondicional. É como se estivesse dizendo… 'Ok, então você sentiu minha falta nos últimos 10.000 momentos, mas olhe! Aqui estou eu de novo... e de novo... e de novo!' E você é recebido de braços abertos.”


 

Veja como estabelecer presença por meio da meditação matinal:


Sente-se ereta em uma cadeira com os pés no chão e as mãos apoiadas confortavelmente no colo, feche os olhos e concentre-se na respiração por 15 minutos (ou menos no início, se 15 minutos parecerem demais). O objetivo é passar o tempo todo focada apenas na sensação de seu abdômen inspirando e expirando, o que evitará que sua mente preocupada divague e pense demais. Parece simples, mas, novamente, é um desafio fazer por mais de alguns minutos, especialmente quando você está apenas começando com este ritual. E está perfeitamente bem se pensamentos aleatórios o desviarem - isso com certeza acontecerá, você só precisa trazer o foco de volta para a respiração.



ritual matinal

Consistência é tudo…


Lembre-se de que os três rituais matinais acima não significam nada se não forem praticados de forma consistente. Uma única manhã lavando a louça, fazendo exercícios e meditando por si só não vai resolver. É o efeito composto de ações simples e aparentemente mundanas ao longo do tempo que leva a resultados positivos e que alteram vidas.


Por exemplo, não há nada de emocionante em colocar um pé na frente do outro todos os dias durante semanas, mas ao fazer isso, muitos seres humanos normais escalaram mais de 29.000 pés até o topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest…

E não há nada de emocionante em lavar pratos, fazer exercícios ou sentar-se calmamente em meditação por um curto período de tempo todas as manhãs, mas, ao fazer isso, temos vidas drasticamente melhores.


Assim como todos os músculos do corpo, a mente precisa ser treinada para ganhar força. Precisa ser trabalhado de forma consistente para crescer e se desenvolver ao longo do tempo. É exatamente isso que os três rituais matinais deste post permitem que você faça. Se você não se esforçar proativamente em pequenas coisas todas as manhãs, é claro que você desmoronará mais tarde, quando as coisas não acontecerem do seu jeito…


Mas você tem uma escolha!


Opte por lavar a louça quando for mais fácil deixá-la na pia.


Escolha fazer exercícios quando for mais fácil dormir.


Escolha meditar quando for mais fácil se distrair com outra coisa.


Prove a si mesmo, de pequenas maneiras, todas as manhãs durante o resto do ano, que você tem o poder de assumir o controle de seus dias e de sua vida!

Mude seus pensamentos, mude sua realidade e transforme suas provações em triunfos!



 

Agora é sua vez…


Sim, é a sua vez de se concentrar nos pequenos rituais matinais que podem ajudá-la a crescer.


E antes de ir, deixe um comentário abaixo e diga-nos o que você achou deste post. A sua opinião é importante para nós. 🙂


Assine minha lista de e-mail (aqui) para obter acesso instantâneo à minha biblioteca de brindes, incluindo e-books, planejadores, afirmações e muito mais!

Flávia CEO Metas e Glamour

Olá! 👋🏼 Prazer em receber você no meu site. No Metas & Glamour, nossa missão é ajudar as mulheres a criar uma vida equilibrada e um estilo de vida baseados na liberdade para construir uma vida incrível.

Saiba mais.

Conectar

  • Instagram
  • Facebook
amor do lírio.webp

Categorias

newsletter.png
Newsletter  brindes.png
bottom of page