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Subconsciente: 11 dicas para programar o seu sucesso


Mulher de sucesso com sobretudo
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Existe de fato alguma receita para o sucesso? De acordo com a ciência, alguns truques podem ter um impacto extremamente positivo na sua vida. Conforme estudos, técnicas específicas da neurociência podem melhorar sua memória, a cognição, a fala e a compreensão durante a leitura.


Não pense que somente pessoas jovens podem se beneficiar dessas técnicas, adultos de 80 a 90 anos também tiveram melhorias significativas em quase todas as áreas de funcionamento do cérebro quando praticaram essas técnicas.


Basta uma hora por dia dedicada à saúde do seu cérebro, para fazer com que sua produtividade esteja muito maior no final do mês.


Confira agora 11 dicas para melhorar as atividades do seu cérebro a partir de hoje.



Café da manhã saudável

1. Ômega-3 e gorduras saudáveis


Nem todo mundo conhece a importância de dietas ricas em ômega-3 e gorduras saudáveis.


Na realidade, essa é a razão pela qual muitas startups oferecem o famoso café bulletproof (uma mistura de café, manteiga e óleo): as gorduras saudáveis combinadas com o café resultam em manhãs e tardes muito mais produtivas. Os ômega-3s são ácidos graxos que ajudam a manter os níveis de dopamina ativos no cérebro e aumentam a circulação cerebral.




2. Pratique o hábito de pensar positivo


Os pensamentos positivos podem influenciar totalmente as nossas vidas. Houve várias discussões nas últimas duas décadas sobre o impacto que desse hábito, não apenas para o futuro e as coisas que são atraídas para nossas vidas, mas também para o bem-estar pessoal.


Apesar disso, algo que as pessoas tendem a esquecer é que os pensamentos positivos não são algo que “apenas acontecem”. Você precisa praticar ativamente esse hábito durante suas atividades cotidianas e descobrir meios de ter uma vida mais otimista.




3. Faça dos exercícios físicos algo regular


A endorfina pode fazer maravilhas com o cérebro, especialmente quando se trata de resolver problemas ou ter novas ideias. Até os maiores atletas mentais do mundo – como a lenda do xadrez Bobby Fischer – precisam de exercícios físicos.


Fischer costumava jogar partidas de tênis entre partidas de xadrez – e ainda fazia longas caminhadas para refletir sobre o jogo. Ele insistia que os exercícios faziam com que ele conseguisse se distanciar um pouco da partida e o ajudavam a manter seus pensamentos em uma direção positiva.




4. Durma muito


Arianna Huffington foi um dos grandes nomes na discussão global sobre o sono e seu impacto nos negócios. Enquanto muitos empreendedores e donos de empresas tem péssimos cronogramas de descanso e sono (e geralmente se orgulham disso), Arianna insiste que o sono é essencial para o funcionamento do cérebro.


A quantidade ideal de sono está entre 6,5 horas e 8 horas por noite, com base no que funciona melhor para cada pessoa. Dormir menos do que isso é simplesmente privar o seu corpo da sua fonte de energia mais crucial.










5. Evite o açúcar processado e adoçantes artificiais


O açúcar é o culpado por trás de manhãs que começam produtivas e, de repente, terminam com muita sonolência e cansaço. Esse ingrediente dá um surto de energia que desaparece rapidamente e deixa um sentimento de exaustão. Como a maioria das pessoas tem dietas com muito açúcar, isso explica a constante necessidade de mais café.


Já é de conhecimento também que os adoçantes artificiais, como o aspartame, podem inibir a habilidade do cérebro de funcionar normalmente, e, eventualmente, isso pode gerar uma neurodegeneração.





6. Meditação e outras práticas para acalmar o cérebro


A meditação se popularizou rapidamente no mundo dos negócios e estabeleceu mais paz nas comunidades empresariais desesperadas por claridade mental. Sua prática pode trazer inúmeros benefícios, desde diminuir a ansiedade até aumentar a produtividade. Ela também é capaz de aumentar a auto-estima e a função cognitiva, e pode melhorar as habilidades de foco do cérebro.







7. 15 minutos por dia


Adquirir uma nova habilidade ou melhorar alguma característica que você já tenha é uma tarefa que geralmente demanda várias horas. Mas muitas pessoas subestimam o impacto extremamente positivo que apenas 15 minutos podem proporcionar.


Na verdade, é muito melhor reservar apenas alguns minutos do seu dia, todos os dias, para praticar algo, em vez de gastar muitas horas em uma única tarefa apenas uma vez por semana. Esse hábito diário repetitivo gera um impacto mais profundo e mais positivo no cérebro do que um período longo, porém pouco frequente.






8. Comece e termine cada dia lendo seu “objetivo principal” em voz alta