7 maneiras de otimizar sua rotina e expandir seus negócios
Atualizado: 15 de mar.
Você provavelmente já sabe que Tempo = Dinheiro, mas sabe o que mais? Tempo = Felicidade. Sendo assim, saber ter gerenciamento de tempo é fundamental na vida da empreendedora para que ela não perca o dinheiro investido dos negócios e não passe a vida toda só trabalhando.
Sabemos que dividir o tempo não é tarefa fácil. Muitas coisas para serem feitas, as vezes uma acaba tomando lugar da outra e o que era pra fazer em um dia, se divide em dois, três, quatro...
Sendo assim, explicaremos neste post a importância do gerenciamento de tempo para otimizar a sua rotina e alavancar seus negócios.
Criamos uma lista com várias dicas para que você possa seguir e ela te ajudar. Continue lendo.
Como Funciona O Gerenciamento De Tempo
O gerenciamento de tempo é o processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo dispensada com atividades específicas, visando aumentar a sua eficiência e produtividade. Nossa, que profundo!
Eu tinha muita coisa em jogo, um casamento, uma filha e uma nova empresa, para gerenciar e ainda criar conteúdo e marketing. Graças a Deus eu tinha estudado e pesquisado bastante e encontrei boas ferramentas para me ajudar.
Meio a esses estudos eu lia perguntas sobre:
"Quantas horas você quer trabalhar por semana?" Eu pensava: "Não faço ideia."
“Qual é o seu horário de trabalho? Eu pensava: "Eu não sei". Ficou muito claro que eu precisava de alguma ajuda importante.
Este foi o meu momento de estalo que eu sempre lembrarei como um ponto de virada na minha vida. Essa era a diferença entre desistir ou prosperar. Foi quando eu descobri essas ferramentas.
Aprendi que precisava ser mais disciplinada do que nunca para fazer meu negócio realmente funcionar e concluir meu propósito e chamado nesta vida. Eu também precisava pedir mais ajuda e mudar minha mentalidade. Eu não precisava fazer tudo em casa, e também ser uma mãe maravilhosa e um CEO sensacional.
Eu não precisava ser uma supermulher.
Isso é importante, então vou repetir.
Eu não sou super-mulher. Eu não posso fazer tudo. Eu preciso de ajuda.
Ok, respire fundo. Isso não parece melhor? Eu me sinto melhor apenas escrevendo, então espero que você se sinta melhor lendo isso.
Gerir a própria rotina é uma dificuldade de milhões de mulheres ao redor do mundo, no entanto, este é um obstáculo ainda maior para quem é empreendedora, pois estes, precisam gerir não apenas suas atividades, mas também garantir o sucesso de toda a empresa.
Uma líder, querendo mostrar e ser exemplo, acaba assumindo muito mais horas de trabalho por querer dar conta de várias coisas ao mesmo tempo.
Como resultado, acabam levando uma alta dose de estresse para casa, uma baixa produtividade em assuntos necessários e até problemas de saúde e também com familiares.
Administrar os minutos que se passam é uma caixa de tesouros.
Sendo assim, um bom gerenciamento de tempo exige mudança de foco que se dá para as atividades e também para os resultados.
Estar ocupada então não é o mesmo que estar sendo produtiva. Por isso existem três maneiras essenciais para que você gerencie melhor sua rotina. São elas:
A gestão do tempo diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas;
Está relacionado ao conhecimento de prioridades, obrigações e sua agenda;
Gerenciar o tempo gasto na vida profissional é beneficiar também todas as outras áreas da sua vida.
LEITURA RECOMENDADA:
Por Que É Importante Administrar O Tempo?
Quais as vantagens isso traz? Você deve estar se perguntando agora. Bom, as vantagens do gerenciamento de tempo são simples.
Com metas pré estabelecidas você tende ter menos estresse, e também acaba tendo menos surpresas indesejadas.
Com o tempo bem definido, você consegue focar mais na execução e menos no retrabalho.
Você também consegue algum tempinho a mais livre e isso é plenamente possível. Dessa forma, você tende se organizar e a reduzir o tempo ocioso.
Sendo assim, você passa dar mais importância e atenção no que realmente importa.
Então, vamos a dicas práticas do que fazer para começar já a gerenciar o seu tempo de uma melhor forma.
Tenha Ferramentas De Auxílio Em Mãos
Geralmente as agendas ou planners online são uma ótima dica para você ter consigo a todo instante e a qualquer lugar. Pois como são digitais, você não terá a desculpa de que esqueceu o celular em casa, afinal, você não sai sem ele não é mesmo?
Então ferramentas como o Trello, Todoist, Toggl, PomoDone, entre outros, são ótimos para te ajudar. Nelas você pode anotar todas suas tarefas e metas, estipular um horário, adicionar lembretes e acompanhar e marcar tudo o que foi feito durante o seu dia.
Defina Prioridades
Tá com dúvida de por onde começar? Que tal estabelecer uma lista de prioridades. Faça isso no dia anterior, pense nas principais atividades que você deve realizar no dia seguinte e coloque tudo na sua agenda digital.
Estabeleça níveis de prioridade para que você não se ocupe de uma tarefa fácil deixando a mais difícil para depois.
Tenha Tempo Para Criar E Pensar
É muito importante que você reserve um tempo do seu dia para repassar sua rotina e melhorar ela no dia seguinte. Sendo assim, escreva e anote tudo o que deve ser melhorado e os hábitos que você deve mudar pra já!
Pense em uma melhor forma de executar uma tarefa que lhe tirar muito tempo. Mas faça isso no dia anterior para que você comece seu dia, com tudo pronto.
Divida Seu Tempo
Assim que você priorizar sua lista de afazeres, divida ela em blocos de tempo. Estabeleça horários e limites. Alcançou o limite, mas ainda não finalizou a tarefa? Não se preocupe, deixe ela para o dia seguinte e se dê um descanso.
É fundamental que o descanso apareça na organização do seu tempo.
Sua tarefa é urgente é precisa de prioridade para ser finalizada? Então termine-a. No entanto, não trabalhe mais em nenhuma outra tarefa durante aquele dia.
Trabalhe No Seu Negócio, Não No Seu Negócio
Não entendeu? Então a gente explica! Você precisa se lembrar de que você é o CEO do seu negócio. Sendo assim, trabalhe pontos e aspectos que vão melhorar sua empresa e a produtividade coletiva do local.
Oriente sua equipe, ajude a organização como um todo a ter um melhor gerenciamento de tempo com algumas ferramentas existentes para as empresas. Dessa forma, você não precisará estender seu horário de trabalho e não precisará querer resolver tudo ao mesmo tempo.
Gerenciamento De Tempo: Programe-se
É fundamental que seu dia seja bem estabelecido. Logicamente nem tudo o que você planejou vai sair perfeitamente como esperava.
Imprevistos sempre acontecem, no entanto, programe-se para solucionar esses imprevistos e minimiza-los de forma simples e rápida.
Gerenciamento De Tempo: Aprenda Com Os Outros
Nada como os exemplos de outras pessoas. Assista vídeos, palestras e outras coisas que possa te auxiliar a gerenciar seu tempo de uma maneira melhor.
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